O que é o ERMAC
A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional - SBMAC realiza os chamados Encontros Regionais de Matemática Aplicada
e Computacional, com a sigla ERMAC, nas diversas regiões do País. A
meta é realizar pelo um ERMAC a cada dois anos, em cada região, fazendo
rodízio pelas instituições da região. Nas regiões mais desenvolvidas, a
meta é realizar um por ano, podendo este não ser exatamente um ERMAC,
mas sim um Workshop específico em uma determinada área, mudando a área
e o local anualmente.
A SBMAC,
é uma sociedade civil aberta de caráter não lucrativo, de duração indeterminada
e com número ilimitado de sócios com objetivos voltados para as áreas de
Matemática Aplicada e Computacional. Como uma forma de atingir os objetivos aos
quais se destina, a SBMAC está dividida em regionais que promovem anualmente
encontros regionais chamados ERMAC’s. Além dos ERMAC’s a SBMAC promove vários
outros eventos, entre eles os congressos nacional da SBMAC, CNMAC's, que
atualmente está na sua 31º edição.
Esses encontros tem buscado atingir os seguintes objetivos:
-
Congregar estudantes, profissionais e pesquisadores das várias áreas da tecnologia, saúde e ciência que utilizem a matemática como ferramenta de descrição de suas atividades, principalmente aqueles no âmbito da Regional.
-
Motivar e estimular as atividades de ensino (em todos os níveis), pesquisa e desenvolvimento da matemática aplicada e computacional na Regional.
-
Incentivar programas e ações conjuntas com as instituições de ensino e pesquisa na regional.
-
Divulgar as atividades de pesquisa e extensão na área, que estão sendo desenvolvidas na região.
O evento procura captar contribuições que estejam incluídas (mas não limitadas) nas seguintes áreas:
-
Biotecnologia: Biomatemática, Bioinformática, e Bioestatística;
-
Tecnologias e Metodologias do Ensino de Matemática: Ferramentas e Métodos;
-
Matemática da Computação: Matemática Intervalar, Teoria dos Domínios, Métodos Formais, Lógica, Teoria das Categorias;
-
Estatística e Computação;
-
Computação Gráfica: Realidade Virtual, Processamento de Imagens, Visão Computacional;
-
Física Matemática e Computacional;
-
Matemática Aplicada à Engenharia;
-
Otimização;
-
Modelagem matemática;
-
Educação Matemática;
-
Equações Diferenciais.